sábado, 3 de setembro de 2011

SALVAÇÃO: Uma Obra da Trindade.

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, 2  eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. 1Pe 1.1-2.

Introdução

O quê devo fazer para ser salvo? Essa é a pergunta de muitas pessoas! Por quê dessa pergunta? Muitos acreditam que a salvação é uma conquista humana, mas ela não é uma conquista humana. Alguns vêm a salvação como uma cooperação entre Deus e o homem, outros como uma obra do homem em direção a Deus. Mas o que a Bíblia nos mostra  é que a salvação é uma obra de Deus no homem. Uma obra da Trindade onde cada “Pessoa” desempenha a sua função no pecador eleito.

Elucidação. Esta passagem é endereçada a crentes que estavam dispersos por causa de sua fé. Nesta carta o apóstolo Pedro lembra os crentes as verdades referentes a salvação, como uma forma de motivá-los a salvação.

I.    A FUNÇÃO DO PAI: “... eleitos segundo a presciência de Deus Pai...”

 O Conhecimento de Deus sobre todas as coisas. Ele sabe tudo (Hb 4.13). 
b) Esse conhecimento é a base da eleição de alguns para a vida. Porém, esse conhecimento não é um mero saber o futuro, mas envolve a determinação divina. Deus, literalmente, escolheu - João 15:16  “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
c.      Caso contrário, o restante do texto estaria errado. Pois, seguindo esse raciocínio, deveria dizer “por causa” e não “para”, como realmente o diz.
d.     Deus não encontrou nada no homem, exceto a sua própria miséria. Por isso a salvação é “segundo a sua muita misericórdia...”, ver 1Jo 4.19. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. Quando Deus contemplou da eternidade todos os homens, ele viu que não havia um justo, nem um sequer, ninguém que o buscasse – Rm 3.11.


II.                A FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

“... em santificação do Espírito...”

a.     A Bíblia mostra a incapacidade do homem. Ela nos diz que homem natural não compreende as coisas do Espírito “por que lhe são loucura” – 1Co 1.14.
b.     Sendo assim, como alguém poderia buscar a Deus? A Bíblia nos mostra que o próprio Deus supre essa deficiência nos seus eleitos.
                                                             i.      O Espírito Santo convence o homem, regenerando-o e aplicando todos os benefícios da obra de Cristo.
                                                           ii.      O Espírito Santo é aquele que aplica e desenvolve a salvação nos eleitos de Deus.

III.             A FUNÇÃO DO FILHO

“... para a obediência e a aspersão do sangue de Cristo.”

a.     A eleição leva a salvação e a obediência, e não o contrário.
b.     O que está em destaque aqui é a salvação, em segundo lugar a santificação.
c.      Na linguagem de Pedro, a obediência é sinônima de crêr – 1.14; 22.
d.     O que é necessário fazer para alcançar a salvação – “

Conclusão

Ø Os méritos da salvação não se encontram de modo nenhum no homem, mas apenas em Deus. Pois é uma obra do Deus Tri-uno.
Ø Nossa função como pecadora remidos é glorificar a Deus por tamanha salvação.
Ø Caso você não seja ainda um dos remidos, talvez ache que a salvação é impossível a você. Quem sabe você não é um dos eleitos de Deus? Caso você se sinta compelido a receber a Jesus Cristo como Senhor da sua vida, com certeza é por que você é chamado por Deus para receber a salvação!

Nenhum comentário: