quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amizade e Conflitos


Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.
 Pv  27.17


Quem não acha complicado lidar com pessoas? Os sertanejos seridoenses costumam dizer que é mais fácil lidar com bichos! Realmente, as pessoas são difíceis, inclusive àquelas que amamos e chamamos de amigos, quantas vezes não discutimos. Levando em conta isso tudo: qual a importância da amizade? Amigos verdadeiros se desentendem?

Quando falamos em amizade, primeiramente, devemos ter em mente que ela é essencial para a humanização/socialização. A humanização ocorre, justamente, no convívio humano. Essa minha afirmação soa redundante, mas quero enfatizar uma comprovação científica do que a Bíblia já há muito revelara – o homem não é apenas herança biológica, mas convivência social. Grande parte do que somos aprendemos convivendo com o próximo, sem isso, somos poucos mais do que os animais. A Bíblia mostra que o homem não foi criado para viver só, e em todos os lugares é mostrada a importância do vínculo social, por isso, o povo de Deus é chamado a constituir um corpo, um reino, uma família em Cristo. Também vemos que o verdadeiro amor a Deus se expressa em amor ao próximo. Você quer ser uma pessoa melhor, um cristão melhor, então leve em conta que, você não pode ser melhor ignorando amizades e o seu cultivo.

Em segundo lugar, devemos nos lembrar de que os atritos são inevitáveis nos relacionamentos humanos. Embora haja quem gosta de porfiar, pessoas normais, ou melhor, dizendo, cristãos verdadeiros não devem cultivar essa obra da carne.  Mesmo assim, os embates surgem, e precisam ser administrados, afinal cada um possui uma cabeça, um jeito de ser e de agir, o que mais cedo ou mais tarde “atrita”. O metal afia o metal, aperfeiçoa o corte do outro, e isso ocorre, literalmente, com “atrito”. Precisamos ter sabedoria e amor para superarmos as dificuldades, e uma vez superadas, a amizade verdadeira é aperfeiçoada e cresce em maturidade. 

Concluindo, não fuja dos amigos, eles são essenciais para o seu crescimento em maturidade, você pode aprender muito com o próximo, até quando discordar dele. Você nem sempre conseguirá evitar conflitos, mas tendo sabedoria você poderá superá-los.

Nenhum comentário: